domingo, 21 de outubro de 2012

A falta de Educação Sexual para os jovens.



No meu tempo de ensino fundamental existia uma aula chamada educação sexual. Com essa matéria aprendi muita coisa sobre DST, métodos contraceptivos, masturbação e muito mais. Entretanto essa aula não é mais dada e todos os dias vejo jovens desorientados a procura de informações que deveriam obter na escola ( e também em casa).

Ouço garotos proferirem disparates como ‘’ ‘Punheta’ deixa a mão cabeluda’’, “ Tirar antes de gozar não engravida’’,  ‘’ comer o ‘cu’ é mais gostoso e não emprenha’’,  ‘’só roçar não tem problema’’ e por aí vai... É cada coisa que  sou obrigada a escutar que passei a me questionar; ‘’Por que o governo deixou de investir em educação sexual?’’  depois reclama da elevada taxa de natalidade entre os jovens.

Um amigo veio  me confidenciar que não confia nas informações da Internet. Prefere as tirar  duvidas com uma pessoa de confiança. Quando ele me disse isso, instantaneamente pensei: ‘’ E quem garante que esses amigos  sabem do que estão falando?’’

Adolescente gosta muito de sexo, de falar sobre sexo, de fazer sexo. Agora acerca do assunto que é bom, eles não sabem.  Durante a minha passagem no colegial sofri Bullying por  ter um vasto conhecimento teórico  e nenhuma pratica a respeito do sexo, isso não mudou na faculdade, já que, infelizmente, continuo virgem. O engraçado é que inúmeras vezes sou procurada para tirar duvidas ( como: o que é Pompoarismo, voyerismo, sexo tântrico e por aí vai.).

Outra coisa que vivo me questionando: “sera que os pais dessa nova geração conversam com eles sobre esses assunto?’’ Na minha casa nunca foi dito nada sobre esse assunto, muito pelo contrario, na 7ª serie meu pai arrancou todas as paginas do meu livro de Ciências que falavam sobre educação sexual, ainda justificou  essa atitude dizendo que eu e minha irmã eramos muito novas para ler sobre aquilo. Entretanto, 5 anos se passaram e meus responsáveis nunca bateram ‘’aquele papo’’ conosco.

Não importa de quem é a obrigação de nos informar. O fato é que nós ,jovens, precisamos ser inteirados a respeito de sexo e ter nossas duvidas tiradas. É necessário que sejamos educados desde a infância para uma futura vida sexual. Esse é um assunto que realmente precisamos aprender (muito mais do que aqueles assuntos de física que eu não usei desde que sai do ensino médio) . Pais e Governo , só tenho uma coisa a vos dizer: Garantir a educação sexual dos jovens é cuidar da saúde e futuro de suas crianças. 

3 comentários:

  1. meus pais nunca conversaram comigo sobre sexo.
    Queria poder tirar duvidas com eles, mas eles não falam nada.

    ResponderExcluir
  2. Porra, gostei muito do seu texto, e essa historia de ngm conversar com a gente é bem verdade. Minha mãe ainda acha que eu sou virgem e no dia que ela descobrir que o bebê dela anda ensaiando como se faz um bebê ela vai me matar!
    Queria ter com quem tirar minhas duvidas.
    Só uma perguntinha: Que Porra é Pompoarismo, voyerismo, e sexo tântrico?

    ResponderExcluir
  3. Beeeeem assim!
    ninguem fala nadica de nada com a gente, depois reclama que fazemos merda!

    ResponderExcluir