terça-feira, 28 de junho de 2011

Resenha: Drácula de Bram Stoker

Título original: (Bram Stoker's Dracula)

Lançamento: 1992 (EUA)

Direção: Francis Ford Coppola

Atores: Gary Oldman, Winona Ryder, Keanu Reeves, Anthony Hopkins.

Duração: 127 min

Gênero: Terror
Status: Arquivado


Vencedor de três oscar’s, Drácula de Bram Stoker é um filme dirigido por Francis Ford Coppola. Baseado no livro Drácula (1897) do escritor Bram Stoker, dando ao filme o nome dele Bram Stoker’s Drácula (na versão original). Apesar de o filme ser uma adaptação, ele contém pequenas peculiaridades que engrandecem e a obra, tendo uma forte inclinação ao romantismo. O diretor e o roteirista (James V. Hart) deram mais vida ao filme ao criar o amor de conde Dracula por Mina (que é a reencarnação de Elizabeth, a noiva amada de Dracula). Elizabeth se suicida 400 anos antes da retratação do filme, no qual o Conde Drácula reencontra sua amada Elizabeth reencarnada no copo de Mina.
A historia é iniciada retratando o amor de Elizabeth pelo príncipe Vlad, que implora que ele não parta para a guerra, pois ela temia pela vida. Após ter vencido a guerra ele retorna a ordem dos Draculanos e recebe a noticia que a sua amada tinha se suicidado por acreditar que ele estava morto. O Príncipe, que havia ido à guerra em nome de Deus e dos cristãos, ao ouvir que a sua amada não iria para o paraíso por que tinha se suicidado, ele renuncia Deus e bebe o sangue sagrado (sangue é vida) virando assim o Conde Drácul.
 Após quatro séculos, ele descobre que a sua amada Elizabeth está viva, reencarnada no corpo de Mina, Noiva de Jonathan. Drácula prende Jonathan no castelo na Transilvânia, e parte para Londres com o intuito de reconquistar a sua amada. Uma coisa que chama atenção no filme é que quando o Conde Drácula vê a foto de Mina ele chora, um ser ‘’sem alma’’ se emociona a ver a foto da noiva de Jonathan, nesse momento o conde relembra a sua amada, e podemos então perceber um traço muito característico do romantismo.Outra cena na qual o romantismo fica explicito é quando Jonathan encontra com as noivas de Drácula, na qual ele é seduzido e levado ao êxtase, nessa cena o romantismo é uma ligação a sedução e a sensualidade feminina.
Durante a estadia de Jonathan no castelo de Drácula, Mina esta na casa de Lucy, uma bela e rica jovem que durante o filme se mostra tendente ao vampirismo, e no final ela realmente se torna uma vampira. Durante essa estadia Mina mostra sofrer com a falta que seu noivo a faz.
Ao parar pra analisar a diferença entre essas duas amigas percebemos em Mina fortes traços da Mulher romântica do século XIX enquanto Lucy era totalmente despudorada e depravada. Enquanto Mina se mostra sensível e utiliza roupas de tons claros em modelos recatados, o que lhe dá a ideia de inocência, Lucy é mais ousada, utilizando vestidos vermelhos com decotes salientes e em algumas cenas modelos até mesmo transparente. Isso fica bem claro na noite em que Mina vê Lucy sendo possuída pelo lobo, na qual a Lucy veste uma camisola vermelha com um corpete decotado e saia transparente que se esvoaça ao vento, enquanto Mina esta com uma delicada e composta camisola, que nem de longe é atraente como a de Lucy. Minha atenção é chamada novamente na sensualidade de um delicado beijo trocado entre Mina e Lucy, que ocorre sob os olhares de Drácula durante a tempestade.
Quando chega a Londres, Drácula tenta se aproximar de Mina, e por insistir muito ele consegue, Mina se sente afeiçoada por ele com o passar do tempo, ela se sente mais viva quando esta perto de Drácula. Uma cena que me é fascinante é quando Drácula e Mina estão jantando e nesse momento eu reparo que ela não usa mais os tons claros nos vestidos e sim o vermelho e uma roupa um tanto sexy, e ela se recordada de fatos que vivenciou como Elizabeth, ela fala sobre a Transilvânia e sobre a princesa que se matou, mais uma vez Drácula chora, e logo em seguida ao ver que Mina também chorava ele transforma as lagrimas dela em diamantes.
Mina recebe uma carta das freiras que estão cuidado de Jonathan, que fugira do castelo e pediu abrigo em um convento na Romênia, e imediatamente vai ao encontro do seu noivo. Quando Drácula recebe a noticia que Mina havia se casado com Jonathan na Romênia ele se debruça em lagrimas de sangue. Durante a viagem a Romênia Mina demonstra a confusão dos seus sentimentos, revelando então os seus pensamentos românticos sobre o amigo misterioso, Mostrando mais uma vez o que o romantismo desabrocha livremente no filme, apesar dessa confusão de sentimentos ela se casa com Jonathan só que ao retornar a Londres ela tem certeza de que ama seu misterioso amigo.
Lucy tem o seu processo de transformação gradual, no qual as pessoas que estão ao redor tentam impedir que ocorra mais esse processo é finalmente concluído quando o lobo entra no quarto da jovem e a toma pra si no quarto dela, assim que Mina e Jonathan se casam.
Ao retornar a Londres, Jonathan junta-se a Van Helsing (um psicólogo que caça Drácula há anos), ao o belo e másculo Arthur (noivo de Lucy) ao texano Quincy e ao doutor Jack com a missão de matar Drácula. Eles começam a caça nas propriedades pertencente a Drácula nos arredores de Londres, só que eles não fazem idéia de que Drácula já esta com Mina enquanto eles o caçam. Mina deixa claro que o ama mesmo ele tendo revelado que era um monstro, e lhe pede que a faça igual a ele, para que assim possam viver esse amor por toda a eternidade. Drácula se nega, pois não quer transformá-la, pois ele alega amá-la tanto que não queria condená-la a ser uma morta-viva, sem alma; Mina apela alegando que eles poderiam viver juntos por toda eternidade, e assim Drácula a ela se sangue para que beba em seguida a abraçando, num gesto de afeto. Ao retornar os homens que saíram à caça de Drácula vêem  Mina com sangue nos lábios e o vampiro com ela na cama. Eles colocam Drácula para fora, e depois hipnotizam Mina para que ela revele onde ele se esconde e ela revela que ele volta para a sua terra natal pra se fortalecer. Nesse momento começa a corrida de caça a Drácula pela cidade de Londres, chegando a certo momento, utilizar Mina como isca. Após uma longa perseguição, Drácula finalmente é encontrado, e tem no seu peito uma estaca cravada pelo Texano Quincy, esse golpe causa a morte de Drácula. O que mais é tocante no filme é o fato de Drácula conseguir a absolvição divina, graças o amor de Mina      
Drácula de Bram Stoker é um filme excepcionalmente interessante, uma das mais brilhantes obras cinematográficas dos últimos anos, que apesar de ser um filme de terror eles tem uma forte presença das característica romancistas, na qual os cenários exóticos lindas mulheres na flor da sua sexualidade, e a magia do passado do Príncipe Vlad ao entrar na vida de Mina, já que ela não se recorda do passado e nem dele, outra caracteristica forte do romantismo é o suicidio de Elisabeth, que se mata ao saber que seu amado esta morto e não suporta a dor da perda. Toda a historia transcorre no enrredo de um romance sobrenatural, um amor que salva a alma do temido Dracula, um amor que para o romantismo nunca morre.

7 comentários:

  1. Dani ficou muito boa a sua resenha!
    bateu até uma vontade de ver esse filme
    eu ñ fazia ideia que esse filme era romantico
    Parabens pela resenha!

    Maria Eduarda

    ResponderExcluir
  2. Puxa vc falou que ia postar e postou msm...
    Parabéns tá ótima a sua resenha
    Fiquei até curioso pra ver o filme...

    Bjos
    Bruno Damacena

    ResponderExcluir
  3. Agora deu uma vontade de ver esse filme
    adorei a resenha
    muito boa
    Mallu Miller

    ResponderExcluir
  4. Dani eu vou pra tua casa ver esse filme
    muito boa a resenha
    TeoDora

    ResponderExcluir
  5. E ela finalmente atualizou
    três postagens por mês é pouco pra mim!
    sim agora falando do texto
    Eu quero ver esse filme
    e tomara que seja tudo isso que vc falou mesmo, por que eu sei que tem um dom de melhorar as coisas quando vc vai resenha-las.
    muito boa a sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. ESSE FIME A PRIMEIRA VEZ QUE ASSISTI EU TINHA 12 ANOS E FOI E EH O MELHOR E MAIS BEM CRIADO FLIME DE VAMPIROS DO SECULO,HOJE TENHO 28 ANOS E CONTINUO TENDO O MESMO SENTIMENTO QUE TIVE NA PRIMEIRA VEZ QUE ASSISTI !!!EH ALGO MISTICO NÃO HA
    COMO DESCREVER TAL SENSAÇÃO !!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse livro, muito perfeito, ótimo blog.

    ResponderExcluir